Pesquisar este blog

Tradução

sábado, 29 de junho de 2013

Cinco medidas para respirar melhor

Quem tem (ou conhece alguém que tenha) rinite bota o mouse aqui. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10% a 25% da população brasileira têm rinite alérgica. Os sintomas se confundem com os de um resfriado: espirros, coriza, nariz entupido, dor de cabeça, coceira no nariz, nos olhos, na garganta e no céu da boca. A diferença é que a pessoa alérgica convive com esses sintomas por muito mais tempo, e isso atrapalha sua qualidade de vida. 

Identificar para evitar

“É fundamental identificar os fatores desencadeantes da alergia e tomar os cuidados para evitá-los”, diz Mônica Corso, pneumologista e presidente da SPPT (Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia). Ela explica que esses fatores desencadeantes variam bastante de pessoa pra pessoa, mas os mais comuns são: pó domiciliar, ácaros, mofo, pelos de animais domésticos, além de cheiros fortes provenientes de produtos químicos, fumaça, cigarro, poluição. 

Lembre-se: o conhecimento é seu maior aliado: sempre que tiver uma crise alérgica preste atenção aos fatores ao seu redor, assim fica mais fácil se prevenir no futuro.

Alguns fatores climáticos podem piorar as crises alérgicas. “Em geral, os sintomas aumentam no inverno, quando o tempo é mais seco e frio e quando as pessoas têm tendência de permanecer em ambientes mais fechados e utilizar roupas e cobertas guardadas no fundo do armário”, observa a especialista. Mas algumas crises também podem ser desencadeadas na primavera, quando há intensa produção de pólen, ou no verão, quando as pessoas são mais expostos ao ar-condicionado. 

Cinco medidas para respirar aliviada

1. Evite a poeira e os ácaros. Em casa, se possível, prefira pisos de fácil limpeza, nada de tapetes e carpetes; use um pano úmido para limpar o piso e os móveis. Troque cortinas por persianas. No quarto, não mantenha objetos que acumulem pó, como bichos de pelúcia, almofadas e livros. Troque a roupa de cama frequentemente, e antes de usar cobertores ou roupas guardados há algum tempo, lave-os.

2. Abra as janelas. Mantenha o ambiente ventilado e deixe o sol entrar. Isso é essencial para evitar a formação de mofo e combater os ácaros. 

3. Hidrate-se. Beba bastante água para manter as vias aéreas hidratadas. O soro fisiológico também pode ser utilizado para manter as narinas limpas e hidratadas. Nos dias muito secos, você pode lançar mão de umidificadores de ar ou toalhas úmidas no ambiente. Lembre-se que, ao usar umidificadores de ar, é importante trocar a água do recipiente diariamente, e também ventilar o ambiente para evitar a formação de mofo. 

4. Cuidado com o ar-condicionado. Evite usá-lo, o ar-condicionado resseca o ambiente e pode ser uma fonte de ácaros. Se for utilizá-lo, evite as temperaturas muito frias, e faça a manutenção do equipamento periodicamente, conforme as especificações do fabricante.

5. Fique longe de cheiros fortes. Odores fortes podem sensibilizar a mucosa nasal dos alérgicos. Não use perfume e escolha cosméticos neutros. Prefira materiais de limpeza com pouco ou nada de perfume. E nada de cigarros.
Essas medidas são aliadas do alérgico, mas não substituem a orientação médica. “O quadro de alergias respiratórias é crônico e o paciente deve manter os cuidados e o acompanhamento médico durante a vida.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário