Pesquisar este blog

Tradução

sábado, 29 de junho de 2013

Alimentos x rinite alérgica

Muito se fala do papel dos ácaros e da poeira nos quadros de rinite alérgica, mas saiba que existem muitas outras substâncias capazes de provocar uma crise de rinite, inclusive (pasme!) alguns alimentos. Isso mesmo, não adianta manter seu ambiente limpo e arejado, e tomar todas as precauções para evitar as crises, se a causa estiver na sua alimentação. 

Dados do Ministério da Saúde apontam que a rinite alérgica afeta 10% a 25% da população brasileira. Os sintomas se confundem com os de um resfriado, com coriza, espirros, tosse... “A rinite é uma das patologias mais frequentes na espécie humana. Causa grande impacto na qualidade de vida, pois compromete o sono, a capacidade de concentração e o desempenho das atividades diárias”, comenta Jair de Carvalho e Castro, chefe do serviço de otorrinolaringologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

O que é

O médico explica que a rinite é uma reação inflamatória que ocorre na mucosa nasal, em consequência a fatores alérgicos ou não. Clinicamente ela se define como o somatório dos sintomas de coriza hialina (clarinha), obstrução nasal, crises de espirros, pruridos nasais e, por vezes, dor de cabeça. Pode ser classificada em dois grandes grupos: alérgicas e não alérgicas. “Seu diagnóstico é essencialmente clínico, baseado na presença de sintomas típicos e na história familiar”, expõe.
“Pode ser desencadeada ou agravada principalmente pela exposição aos aeroalérgenos (ácaros, fungos, pólen) ou a mudanças bruscas de temperatura, inalação de irritantes específicos, inalação de ar frio e seco”, prossegue o médico.

Rinite x alimentação

Alguns alimentos podem agir como alérgenos, desencadeando a rinite alérgica ou piorando seus sintomas. Eles aumentam a incidência de alergias, inclusive a nasal. “Estão associados os laticínios em geral, bem como trigo, ovos, chocolate, nozes e frutos do mar. Eles representam um papel importante como fatores desencadeantes porque aumentam a produção de muco e pioram os sintomas obstrutivos nasais”, informa o otorrinolaringologista.

Mas não é para abrir a geladeira e sair jogando tudo no lixo. Mesmo que esses alimentos sejam também capazes de desencadear uma alergia alimentar, não existe uma relação direta entre esta e a rinite alérgica. “A alergia alimentar raramente induz a rinite alérgica de modo exclusivo, apesar de os sintomas nasais ocorrerem com frequência no contexto da reação anafilática desencadeada pela comida”, esclarece o médico.

Sob controle

É possível manter a rinite alérgica sob controle, mantendo-se afastada das substâncias que desencadeiam as crises e seguindo as indicações do seu médico corretamente. “Não existe cura para a rinite alérgica, mas existe, sim, controle adequado do ambiente, medidas farmacológicas que podem criar a condição propícia para uma vida saudável por muito tempo”, completa o doutor Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário