Pesquisar este blog

Tradução

sábado, 29 de junho de 2013

Otimismo protege o coração



Como você vê a vida? Se a sua anda repleta de tons de cinza, damos um motivo prático para adicionar mais cores a essa paleta: a saúde do seu coração! Otimistas encaram problemas com mais leveza e o futuro com esperança. O otimismo também aumenta a autoestima, facilita os relacionamentos e faz bem à saúde.

Um levantamento realizado na Harvard School of Public Health, envolvendo mais de 200 estudos sobre o assunto, traçou o perfil psicológico bom para a saúde cardiovascular e mostrou que as pessoas felizes e otimistas enfrentam menor risco de doenças cardíacas e derrames.

Coração otimista

Os cientistas começaram a mudar o foco das pesquisas cardiovasculares. “Existem inúmeros artigos que relacionam perfis negativos como irritabilidade, depressão e ansiedade ao aumento dos riscos cardiovasculares, mas para sentimentos positivos existiam poucos artigos”, analisa Maurício Wajngarten, professor de cardiologia da Faculdade de Medicina da USP. Fato é que os sentimentos oscilam durante a vida. “Um indivíduo pode estar deprimido hoje, mas pode ter tido um perfil positivo que interferiu muito bem na vida dele até aqui. Essa é a grande novidade que esse estudo mostrou pra nós.”

O médico explica que o estudo dividiu esses perfis psicológicos bons e positivos em três grandes conceitos: “O primeiro é o indivíduo que busca prazeres na vida, são aquelas pessoas que, antes de mais nada, dão importância ao prazer e à felicidade. O segundo é quem quer dar sentido à vida, que busca valor, crescimento pessoal, que busca o sucesso, realizações. E o terceiro é o do otimista, não importa o que aconteça, ele tem esperança, amanhã estará melhor. Dentre esses perfis, ter otimismo e esperança é o mais positivo para a saúde do coração, em segundo lugar está o indivíduo que procura o prazer e em terceiro aquele que busca as realizações”.

Ele explica que quem tem otimismo tem mais chance de abafar o estresse que a vida traz. Além disso, tende a levar uma vida mais saudável, ser mais ativo, seguir uma dieta mais balanceada e aderir melhor aos cuidados médicos.

Preserve sua saúde

Sempre é hora de arregaçar as mangas e batalhar pela saúde do seu coração amigo. “Mais importante do que fazer exames é buscar a saúde cardiovascular. A gente fala muito em doença, tem que saber mais sobre como preservar a saúde.”

O cardiologista explica que os americanos escolheram sete indicadores de saúde cardiovascular. Quatro ligados ao estilo de vida e três relacionados aos mecanismos biológicos. São eles:

Não fumar;

Ter um peso adequado, sem sobrepeso;

Manter uma dieta adequada e saudável;

Praticar atividade física regularmente;

Ter pressão arterial boa;

Ter índices de colesterol bons;

Ter glicemia normal.

Nem sempre conseguimos reunir todos. “Apenas 2% dos americanos têm os 7 positivos; apenas 40% dos adolescentes americanos reúnem 5 indicadores positivos.” É importante ter em mente que quanto mais fatores positivos reunimos melhor a saúde do nosso coração. A maioria deles depende do estilo de vida, é possível melhorar. “A prevenção começa na barriga da mãe. Nunca é tarde demais e nunca é cedo demais para começar”, encoraja o Dr. Maurício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário