O vinagre é conhecido como o tempero de cheiro e sabor mais fortes para a salada, contudo, poucos sabem que ele possui 1001 utilidades tanto para a casa quanto para a beleza. Por ser mais barato, ele pode substituir diversos produtos e protagonizar receitas caseiras para o cabelo, a pele, a garganta, os móveis... Conheça algumas dessas 1001 propriedades do líquido:
Use o vinagre branco nos fios para combater a caspa. O ideal é aplicar no banho após a higienização do cabelo, passar nas madeixas, deixar por 10 minutos e lavar em seguida.
Quem sofre com pele oleosa e não quer gastar fortunas com produtos tônicos toda semana pode passar vinagre no algodão e aplicar na pele para remover gordura e células mortas. Ainda assim é indicado um sabonete ou um tônico com alguma frequência para reduzir a oleosidade.
Use para desinfetar o vaso sanitário.
Fixação de cores: Lavou as roupas e os tecidos e os tons ficaram desbotados, com cara de envelhecidos? Esses mesmos tecidos coloridos não desbotam se mergulhados em vinagre antes da lavagem.
Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e vinagre.
Entre tantas receitas caseiras para amenizar a dor de garganta, essa é uma: use uma compressa quente de vinagre com água e sal para minimizar a inflamação (são 2 colheres de sopa de vinagre e meio copo de agua morna para um gargarejo repetido 4 vezes ao dia)
Algum tecido manchou e você não encontra o removedor ou a caixa de Vanish? Uma solução diluída de vinagre remove as manchas eficientemente. Colarinhos encardidos, se receberem uma pasta preparada com soda e vinagre, ficam completamente limpos após a lavagem.
Aproveite os finais de semana para higienizar os calçados usados durante a semana. Passe vinagre em todos que foram usados na semana e coloque no sol, isso evitará que eles acumulem suor e criem fungo.
Cera de vela na madeira deve ser amolecida com secador de cabelo, removida com papel absorvente e, adivinhe! Em seguida, lave o local com vinagre.
Para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.
Vidraças: solução de vinagre e água morna limpa não deixa riscos nem marcas. Até vidros leitosos devem ser limpos com papa de vinagre e sal grosso.
Lustra móveis natural? A solução de vinagre, terebentina e óleo de vinhaça em partes iguais elimina os riscos na madeira e ainda devolve o brilho natural.
Bordados que podem desbotar: passe a peça pelo avesso com um pano umedecido em vinagre por baixo e as cores voltam a brilhar como por magia!
Remova o mofo do rejunte dos azulejos do banheiro aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.
Conheça a solução caseira para higiene dos colchões: misture em proporções iguais lisorform, álcool, vinagre e água. Coloque num borrifador, retire as fronhas e os lençóis e borrife sobre os colchões e os travesseiros pela manhã, antes de abrir as janelas dos quartos para ventilar. Deixe agir por uns 20 minutos e só depois abra as janelas para ventilação. Leve os travesseiros ao sol e os colchões também, se possível. Este procedimento faz uma higienização completa dos fungos e ácaros, minimizando as alergias respiratórias.
Substitua o amaciante por algo mais natural e barato: o vinagre. Usando o produto na lavagem, as roupas ficam frescas, macias e cheirosas e peças de lã não ficam felpudas quando enxaguadas em água com vinagre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário