Pesquisar este blog

Tradução

sábado, 29 de junho de 2013

Dez dicas para manter a organização de maquiagens em dia

 (Foto: Shutterstock)

Não importa o caso, quem tem pouca ou muita maquiagem se depara constantemente com o trabalho de organizá-las. Se por um lado a diversidade de opções facilita o processo, por outro é complicado saber ao certo qual é o cantinho ideal para os cosméticos. A consultora de organização residencial Ana Ziccardi já é acostumada a resolver a polêmica feminina e deu dez dicas para acabar de vez com ela.
LUGAR IDEAL 
“Não se deve guardar maquiagem no banheiro,” diz Ana. A recomendação é feita pelos próprios fabricantes para evitar que a umidade do ambiente comprometa a durabilidade dos produtos. O ideal é escolher um lugar no closet ou armário para proteger os cosméticos. Gavetas são uma boa pedida no caso de cômodas ou outros móveis.
SÓ SOBROU O BANHEIRO
Em último caso, há quem só tenha espaço livre para batons, sombras, bases e pó no banheiro. Mais uma vez, as gavetas devem ser priorizadas para não exporem demais os produtos. “A dica é colocar bicarbonato de sódio em um pote de vidro aberto no mesmo lugar onde estiverem as maquiagens,” afirma Ana. O composto, mais conhecido como fermento em pó, absorve a umidade e deixa a gaveta mais seca.
COMPARTIMENTAR É A SOLUÇÃO
Seja na gaveta do banheiro ou na prateleira do armário, para que as maquiagens não fiquem jogadas e misturadas os cestos são a melhor opção. “Caixas grandes para guardar tudo em um lugar só podem ser trambolhos e difíceis de carregar.” Ana sugere separar os produtos por tipos de maquiagem, ou seja, os batons em um cesto, as sombras em outro e assim por diante. O conjunto de cestos pode ser rearranjado nas gavetas e prateleira para serem encaixados como um quebra-cabeça.
INVISTA NO MATERIAL
Não são apenas os lugares que merecem atenção. O material das caixas ou cestos onde ficarão as maquiagens também influencia o quesito durabilidade. Existem acessórios em acrílicos que podem ser feitos sob medida para caberem nas gavetas, além de já virem com as separações necessárias.
“Caixas de papel ou papelão devem ser evitadas por absorverem umidade. Prefira as de plástico, acrílico, vidro ou até mesmo porcelana,” explica a consultora. Os materiais citados podem ser lavados em água corrente e secam rápido. Já a madeira pode ser bonita, mas difícil de limpar e nada prático para secar.
LEVE COMO O ALGODÃO
“Usamos muito os nécessaires plastificados em viagens, já que se algo vazar não há perigo de sujar outros itens,” diz a especialista. Apesar de não causar danos às maquiagens em curto prazo, os nécessaires plastificados abafam os produtos guardados. Para guardar os produtos em casa ou em qualquer outro lugar onde eles ficarão por um bom tempo, os nécessaires em algodão são mais adequados por deixarem o conteúdo respirar.
EMBALAGEM FREE
“Se quiser guardar a embalagem, guarde separado da maquiagem,”indica Ana. A regra da embalagem funciona de forma semelhante às das caixas e divisórias de papel. O material é geralmente o mesmo pode reter umidade.
SEM SUJEIRA
Maquiar é se sujar, mas é necessário higienizar os produtos também. Segundo a consultora, “um algodão umedecido ou um pano úmido são suficientes para retirar a sujeira. Se a situação estiver precária, use duas gotinhas de detergente neutro em um potinho de água e umedeça o pano para fazer a limpeza.” Seque os produtos com papel toalha ou lenços de papel.
A higienização de pinceis, principalmente os de base, deve ser feita semanalmente. “Depois de lavá-los, deixe-os secando em um local com sombra. Nada de secar com secador de cabelo.”
DECORAÇÃO VAIDOSA
Atualmente as maquiagens têm formas e cores atraentes e criativas. Para aproveitá-las na decoração, em cima de penteadeiras por exemplo, elas primeiro precisam estar bem fechadas. A ideia não deve ser aplicada a pinceis ou qualquer outro produto que fique exposto, como é o caso dos lápis de olho sem tampa. É preciso ficar atento para que a poeira não se acumule no local.
LOUCAS POR MAQUIAGEM
Quem gosta de maquiagem sabe que é difícil se conter a cada lançamento. Para as amantes e colecionadoras dos cosméticos, a dica dos cestos pode ser adaptada. Em vez de utilizar compartimentos pequenos para cada tipo de maquiagem, é possível escolheruma gaveta para cada categoria. Gaveteiros separados podem ser encontrados para vender. “Dentro de cada gaveta também há separações. Se uma delas for destinada a produtos para o rosto, pode haver cestos diferentes para as bases, os pós e os blushes,” explica Ana.
VASCULHANDO A CASA
”Não é preciso sair para comprar tudo que achar necessário para arrumar as maquiagens. Podemos encontrar soluções interessantes dentro de nossas próprias casas”, afirma a especialista. Copos diferentes e coloridos, potes decorativos encostados e até bowls de sopa valem na hora da criatividade, descarte apenas o que for feito de papel. “Se algo está na sua casa é porque você já gostou ou gosta daquilo, vamos usar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário